Mapa dos pontos geoturísticos de Salvador

A Cidade de Salvador

Bahia, o Brasil nasceu aqui!!! Conheça os encantos de Salvador, a primeira capital do Brasil! Aqui a geodiversidade aflora em todos os pontos turísticos e cada local é testemunho de uma parte da história geológica do nosso planeta.

Você sabia que por causa das características geológicas de Salvador foi possível construir uma cidade fortaleza? O rei D. João III nomeou Thomé de Sousa para ser o primeiro Governador-geral do Brasil e fundar, às margens da Baía de Todos os Santos, a primeira metrópole portuguesa na América. A Baía reunia qualidades portuárias e de localização tornando-se referência e um dos pontos mais conhecidos e visitados do Novo Mundo.

O português aproveitou-se então da privilegiada situação geográfica da Baía de Todos os Santos para instalar os primeiros edifícios em um alto topográfico na porção interna da Baía. Criava-se então a cidade fortaleza, toda cercada de muros e protegida pelas escarpas rochosas.

Mas você sabe porquê Salvador tem “Cidade Alta” e “Cidade Baixa”? Como o paredão rochoso atrás do Elevador Lacerda se formou? Sabia que temos pedaços da África espalhados por toda a Orla Oceânica? Saiba como as Dunas do Abaeté cantada por Dorival Caymmi se tornou aquele lindo cenário. Conheça um pouco da geologia local e aumente sua bagagem com um conhecimento precioso... o geológico!!!

Pontos Naturais

Quer conhecer o Patrimônio Geológico de Salvador? Conheça os principais pontos turísticos e saiba como a geologia foi fundamental para a formação das belas paisagens da capital baiana. Agora, você carrega nas mãos uma parte da história do nosso planeta, basta um clique e você nunca mais verá uma “pedra” ou uma paisagem com os mesmos olhos. Atente-se, há pedras em todo caminho... bom passeio!

Explore mais +

Pontos Geoculturais

O Pelourinho tombado em 1985 pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade é um dos principais cartões-postais de Salvador. Um capítulo à parte no turismo soteropolitano, o Pelourinho reúne belíssimas igrejas da arte barroca portuguesa dos séculos XVII ao XIX, palacetes e casarios... Mas o que talvez você não saiba é que as igrejas do Pelourinho tem rochas repletas de fósseis que são do outro lado do Atlântico. E que a rocha da fachada da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia tem quase 100 milhões de anos! Que tal misturar história, cultura e geologia? Faça um turismo completo e acrescente a Geologia na sua bagagem de viagem.

Explore mais +