Uma maravilha portuguesa, com certeza!

A Ordem Terceira dos Franciscanos foi criada quase 100 anos após a chegada do primeiro Governador-geral do Brasil, Tomé de Souza, a Salvador. Esta igreja tomou forma como é vista hoje apenas no século XVIII. Situa-se anexa ao importante conjunto da Igreja e Convento de São Francisco (Ordem 1a).

Única no Brasil com a fachada em estilo barroco plateresco (espanhol). Em 2009, foi escolhida como uma das “Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo”.

A fachada é ainda hoje o maior exemplo de trabalho de cantaria lavrado do Brasil. O arenito, presente especialmente na fachada é de composição quartzosa (90%) com cimentação calcífera. Observa-se a presença de conchas de moluscos de diferentes formas e espécies o que indica a origem deste arenito como sendo de praia. Os arenitos possivelmente sejam provenientes da Península de Itapagipe (Cidade Baixa).

No interior dessa igreja, destacam-se os mosaicos em calcários de diferentes cores, todos provenientes da região de Sintra, em Portugal. Destaca-se o lavabo da sacristia localizado no 1º andar, com revestimento em material policromado de Lioz em tons bege e avermelhado, calcário negro de Mem Martins, e o calcário Amarelo de Negrais.

A cor dos calcários é uma característica que transmite informações sobre o ambiente de deposição dos sedimentos que lhes deram origem. O calcário Lioz, de coloração clara, com rudistas, indica um ambiente aquático, oxidante, de pequena profundidade e forte energia hidrodinâmica. Este mesmo lioz fossilífero pode assumir a coloração rosa, indicando presença de óxidos de ferro. O calcário negro de Mem Martins indica um ambiente de mar profundo, não oxigenado, no qual a matéria orgânica é incorporada ao próprio sedimento. O calcário Amarelo de Negrais é originário das localidades de Negrais e Almargem do Bispo e tem cerca de 90-94 milhões de anos. O calcário o Azul de Sintra, de 160 milhões de anos, tem cor cinzento-azulado, formado em ambiente marinho relativamente profundo, com presença de fosséis de raras amonitas, originários de São Pedro.

A igreja ainda preserva uma grande série de azulejos pintados, vindos de Portugal, importantes por retratarem Lisboa antes do terremoto de 1755. Conheça também o Museu Venerável da Ordem Terceira de São Francisco.

Ficha turística

  • Arenito / Petrografia
  • Didático / Turístico
  • 20 min.
  • Sem flash
  • R$ 3,00 (em dias sem missa)
  • Seg. – Sex (8:00 – 18:00h)
    Sábado (08:00 – 13:00h)
  • (71) 3321-6968
  • Ótima
  • Latitude: 12°58’27,99”S
    Longitude: 38°30’32,09’’W